Pastorais

Comunicação

Liturgia

Dízimo

Social

Juventude

Família

Comunicação

 

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida (…) vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 247).

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam:

  1. colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
  2. promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
  3. capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
  4. favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
  5. envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e
  6. desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

 

Acesse: https://pascombrasil.org.br/

 

 

Liturgia

 

Animar as celebrações das Missas, Batizados, Casamentos, Confissões, Novenas e outras devoções comunitárias, enfatizando sua beleza e eficácia para o crescimento espiritual.

Manter estreito relacionamento com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, Coroinhas/Acólitos, Ministério da Música e da Palavra, Cenáculo, Grupo de Oração e Oficina de Oração para que em todas as suas ações haja um preparo litúrgico consistente.

VOCÊ É UM ESCOLHIDO!

Não tenha medo, quando Deus te chamar, ele o capacitará.

Dízimo

 

O que é o dízimo?

Os bispos do Brasil, fundamentados na rica tradição bíblica e eclesial, definem o dízimo como contribuição sistemática e periódicas dos fiéis, por meio do qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja.

Quais as dimensões do Dízimo?

São estas as dimensões do dizimo: religiosa, eclesial, missionária e caritativa.

1ª. Religiosa: Tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda a sua relação com Aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, expressando, na gratidão, sua fé e sua conversão. Essa dimensão, tratando da relação com Deus, insere o dízimo no âmbito da espiritualidade cristã.

2ª. Eclesial: Decorrente da dimensão anterior, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão. Contribuindo com o dízimo, cada fiel toma parte no empenho de todos e se abre para a necessidade de toda a Igreja.

3ª. Missionária: O fiel, corresponsável por sua comunidade, toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam da colaboração de outras. O dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular (Diocese ou Prelazia) e entre as Igrejas particulares, manifestando a comunhão que há entre elas.

4ª. Caritativa: Os cristãos, animados por seus Pastores “são chamados, em todo lugar e circunstância, a ouvir o clamor dos pobres”. Quando a comunidade contribui sistematicamente para os projetos de promoção humana ou de socorro a necessidades especificas, contribui também para a humanização das estruturas sociais e para seu progresso. O dízimo fornece condições para essa “organização articulada”.

Quais as finalidades do Dízimo?

Organizar o culto divino, prover o sustento do clero e dos demais ministros, praticar obras de apostolado e de caridade, principalmente em favor dos pobres.

O que é a Pastoral do Dízimo?

A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito a sua colaboração, em sintonia com a pastoral de conjunto na Igreja particular.

Fonte: CNBB

Social

 

Missão da Pastoral

  • Trata-se da organização de serviços que garantam a vivência de uma dimensão essencial da missão da Igreja, a pratica do amor aos pobres e a todas as pessoas que sofrem injustiças.
  • Assumindo com nova força essa opção pelos pobres, manifestamos que todo o processo evangelizador envolve a promoção humana e autêntica libertação sem a qual não é possível uma ordem justa na sociedade (DAp, 399).
  • A lição da Gaudium Et Spes: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles e aquelas que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos e discípulas de Cristo”.
  • Para a Igreja o serviço da caridade, assim como o anúncio da Palavra e a celebração dos sacramentos, é expressão irrenunciável da sua própria essência. (DAp, 399)
  • A missão da pastoral social se coloca nas fronteiras da evangelização, no mundo dos pobres e marginalizados (Missão da pastoral Social, 2008).

Fonte: CNBB

Juventude

 

Coordenar e Orientar os adolescentes, grupos de jovens, Segue-Me, JMJ, de perseverança e outros do setor, ensejando-lhes um ambiente favorável de alegria e partilha.

Zelar pela pastoral vocacional para que os jovens possam descobrir os dons que Deus dá a cada um, principalmente o dom da vocação sacerdotal.

VOCÊ É UM ESCOLHIDO!

Não tenha medo, quando Deus te chamar, ele o capacitará.

Família

 

Promover a família em estreito e harmonioso relacionamento com os encontros de pais e padrinhos, casamentos, retiros espirituais de famílias, grupos de adoção, pastoral da criança, de segunda união, ECC e Descobrindo Amor.

VOCÊ É UM ESCOLHIDO!

Não tenha medo, quando Deus te chamar, ele o capacitará.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.