LITURGIA – 31º DOMINGO COMUM – 30.10.2016

LITURGIA – 31º DOMINGO COMUM – 30.10.2016

LITURGIA – 31º DOMINGO COMUM – 30.10.2016
“Zaqueu desce depressa!Hoje devo ficar em tua casa!”
1.Acolhida.
Deus esta presente em toda a parte, em tudo o que existe, mas sua alegria maior e estar presente no meio da comunidade que se reúne para louvar e cantar suas maravilhas. Hoje, Ele está no meio de nós! Ele nos convocou para louvar e adorar. O Espírito Santo nos reúne para celebrar o Mistério de Jesus – a Eucaristia.
Tudo o que existe no universo, apenas existe porque Ele o amou. Nós existimos porque Deus nos amou e nos criou para sua glória! Imaginemos a alegria de Deus ao contemplar amorosamente sua obra prima, o ser humano. Nós somos motivo de alegria para Deus que nos criou e nos salvou em Jesus Cristo morto e ressuscitado!

2.Palavra de Deus.
Sb 11,22-12,2 – Deus infinito em grandeza e poder! Tudo o que existe é obra de seu amor generoso e compassivo. Assim como não conseguimos compreender o poder infinito de Deus, da mesma maneira, não entendemos o seu mor por nós.

2Ts 1,11-2,2 – Deus não precisa de nosso louvor e glória, mas nosso comportamento, com certeza, lhe dá glória. Sejamos fieis a seu amor e obedientes à sua Palavra. O senhor voltará sim, mas o tempo é um segredo de Deus Pai.

Lc 19,1-10 – Zaqueu era um homem rico e pecador, mas era sedento da verdade: quis ver Jesus que se convidou para almoçar em sua casa! A fome de Jesus não era de alimento corporal; era fome de conquistar um pecador para o Reino de Deus! Zaqueu, convertido, distribuiu a metade de seus bens e indenizou àqueles que havia prejudicado! Jesus exclamou: “Hoje, a salvação entrou nesta casa!”

3.Reflexão.
Para entrar no Reino de Deus, precisamos entrar na lógica de Jesus: A importância não é a riqueza material, mas a vida divina que Jesus nos dá com a adesão à sua Palavra. Zaqueu deslocou do centro de sua vida o amor ao dinheiro, principalmente, mal adquirido. É suficiente o dinheiro para viver e para partilhar com aqueles que padecem necessidades causadas pela ganância dos adoradores do dinheiro. Baal era um deus sanguinário, exigiu sacrifícios humanos, especialmente, de crianças. O Baal moderno é o dinheiro mal adquirido! Ele precisa de sangue para viver! É um deus sanguinário e insaciável!

Zaqueu, convertido, distribuiu a metade de seus bens aos necessitados, indenizou àqueles que prejudicara com sua ganância comercial. Sem esta prática evangélica, não há salvação eterna, mas enganação eterna para nós!

A Religião cristã é coisa séria; ser cristão significa fazer uma escolha radical! Não nos salvamos pela louvação que fazemos em nossos cultos dominicais, mas pela prática da justiça e da caridade social. O dinheiro não é mau em si! É apenas um instrumento necessário para viver! Nós é que somos maus: Fazemos do dinheiro um ídolo enganador e inútil!

Para o jovem rico, Jesus sugeriu a venda dos de todos os seus bens e a doação do resultado aos pobres e, depois, segui-lo e trabalhar no Reino de Deus! Precisamos estar atentos à proposta concreta de Jesus.

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4125

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.