LITURGIA – 24º DOMINGO COMUM

LITURGIA – 24º DOMINGO COMUM

LITURGIA – 24º DOMINGO COMUM
“Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores”
1.Acolhida.
Deus nos reúne todo domingo para alimentar nossa vida de filhos adotivos. É convite de cura e libertação: precisamos ser curados do pecado e alimentados na fé nas promessas de Jesus! Toda celebração eucarística é cura e libertação: Somos pecadores, “vendidos ao pecado”, mas, ao mesmo tempo, somos sedentos de vida divina.
Irmão, de quais pecados você precisa ser libertado? Qual é mesmo a sua sede (momento de silêncio)? Jesus sacia e cura com o seu próprio Corpo e Sangue. Comungue com fé e devoção e você será transformado no próprio Jesus Cristo!

2.Palavra de Deus.
Ex 32,7-14 – O Povo de Israel esqueceu rapidamente as maravilhas de sua libertação do Egito. Adorou um boi, símbolo da escravidão sofrida no Egito! Oh! Povo que gosta de sofrer: adora a divindade que o fizera sofrer no Egito! Quais são os ídolos que você adora em sua vida cotidiana? Tenha certeza: Só Deus pode libertar-nos da escravidão do pecado!

1Tm 1,12-17 – Paulo recorda às lideranças da Comunidade prevenindo-as a respeito do pecado, comum a todos. Todos somos necessitados de perdão e Jesus veio para perdoar os pecadores arrependidos. Quer dar graças e glória a Deus, reconheça seus pecados e peça perdão. Deus é engrandecido quando pode perdoar!

Lc 15,1-32 – Até onde vai o amor misericordioso de nosso Deus?  Jesus senta à mesa com os pecadores, antecipa a herança do filho rebelde e orgulhoso de sua juventude transviada! Na volta, o pai restitui-lhe os direitos perdidos! Deus quer nossa salvação e não enviou seu Filho ao mundo para nos condenar, mas para nos salvar! Jesus é o retrato vivo da misericórdia divina!

3.Reflexão.
Lucas é o Evangelista da Misericórdia divina. Podemos resumir seu Evangelho com a frase: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso!” (Lc 6,36). De fato, Jesus, com suas Palavras e gestos revela o rosto misericordioso de seu Pai. O Deus de Jesus é misericordioso, é a própria misericórdia!

A própria palavra “misericórdia” revela o segredo de Deus: miseri – cor – dat = Deus dá seu coração aos miseráveis!  Misericórdia, em primeiro lugar, revela o rosto de nosso Deus e, em segundo lugar, revela o valor que a criatura humana tem perante o próprio Deus. Como o ser humano é precioso aos olhos de Deus! Diz a Escritura: “De fato, Deus amou tanto o mundo, que lhe deu o Filho único, para que todo o que n’Ele crer tenha a vida eterna”. (Jo 3,16).

Nas suas parábolas, Jesus inverte a situação de nosso mundo: o pastor vai à procura das noventa e nove e deixa a centésima em lugar seguro! Seria maior o número dos pecadores do que os salvos! Jesus não quis quantificar justos e pecadores, mas quis revelar o infinito amor misericordioso de seu Pai que se alegra com a conversão de um único pecador. O amor de Deus é sem medida; por isso, nossa resposta, também, deve ser sem medida!

Irmãos e irmãs, não anunciemos um Jesus Cristo fazedor de milagres, distribuidor de favores, de curas e sucessos financeiros (carro novo: presente de Deus!). Anunciemos Jesus que por nós morreu e ressuscitou garantido-nos o perdão dos pecados e a salvação eterna.

Sede misericordiosos como o Pai!

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4033

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.