LITURGIA – 16º DOMINGO COMUM – 17.07.2016

LITURGIA – 16º DOMINGO COMUM – 17.07.2016

LITURGIA – 16º DOMINGO COMUM – 17.07.2016
“SENHOR, HOSPEDA-TE EM MINHA CASA!”
1. Acolhida.
Em cada Eucaristia que celebramos um convite para acolher o próprio Jesus em nossa casa! Ele que ser nosso Hóspede e nosso Mestre!  Abraão acolheu e hospedou três anjos a quem lavou os pés e alimentou com almoço preparado por Sara, sua mulher!
Em cada Domingo é o próprio Jesus quem nos alimenta com seu Corpo e com sua Palavra. Mas, se não aceitamos seu convite eucarístico e nem sentamos a seus pés para ouvir, como poderemos ser alimentados? Os negócios e o celular, certamente, não nos alimentam! Jesus disse: “Eu sou o Pão vivo descido dos céus (…). Eu tenho Palavras de vida eterna!”.

2.Palavra de Deus.
Gn 18,1-10 – Os três anjos acolhidos por Abraão eram o próprio Deus uno e trino. Abraão, com sua hospitalidade, acolheu o próprio Deus em sua tenda; assim, quando acolhemos alguém com fé, é ao próprio Jesus que servimos e prestamos serviço! Todo e qualquer ministério que exercemos na Igreja é um serviço prestado ao próprio Cristo: “Quem acolhe um destes pequeninos é a Mim que acolhe e serve!”.

Cl 1,24-28 – A Igreja é o Corpo de Cristo e quem acolhe um membro da Igreja e lhe presta um serviço é ao próprio Cristo a quem presta o serviço! Todo e qualquer ministério exercido na Igreja é sempre um serviço prestado ao próprio Cristo: “Quem acolhe um desses pequeninos em meu nome, é a Mim que ele acolhe!”.

Lc 10,38-42 – Qual é o tempo que dedicamos à escuta da Palavra de Jesus? Maria sentou-se aos pés de Jesus para escutar, e Marta dedicou-se à casa e ao fogão! Ambas fizeram uma boa escolha: escutar e servir, Maria fez a melhor escolha – escutou o Mestre!

3. Reflexão
A hospitalidade é uma obra de misericórdia recomendada pela prática dos Patriarcas bíblicos e iluminada pelo ensinamento do próprio Jesus no Evangelho. Mas, vivendo num mundo de violência e de falsidade, como praticar a virtude da hospitalidade? O mundo é violento e diabólico, mas nos devemos vencer o mal mediante a prática do bem. Precisamos ser prudentes e criativos, ao mesmo tempo. Jesus venceu a morte e o pecado por sua própria morte, e nós como poderemos vencer o mal? Vencer o mal pela prática do bem! Deus tem poder e a palavra final não é morte e nem a violência dos poderosos, mas a Palavra final é a prática da Justiça de Deus.

Maria escolheu a melhor parte: sentou-se aos pés de Jesus para ouvi-lo! Escolheu a melhor parte! Mas, quais foram mesmo as palavras que ouviu no magistério de Jesus? Certamente não foram palavras das novelas, do celular e das modernidades técnicas do mundo atual!  Quanto tempo dedicamos à oração, à leitura da Palavra de Deus, à escuta silenciosa dos ensinamentos de Jesus? Perdemos um tempo precioso cm superficialidades que não nos alimentam e, pelo contrário, nos afastam de Deus!

Nós nos inquietamos com vestidos, com prazeres e enchemos nossa vida com vaidades! O alimento sólido e a beleza da vida é Jesus quem a dá! Novamente, a pergunta inquietante: “Quanto tempo você dedica para escutar a Palavra de Deus?” Jesus não condenou Marta, mas fez uma classificação de valores. Marta teve bom gosto e boa educação, mas foi Maria quem escolheu a melhor parte!

A melhor maneira de ser Marta é ser Maria. Quando escutamos Jesus, em silêncio, aprendemos melhor como servir e trabalhar na Igreja de Jesus, na família e na sociedade!
Marta, Marta, não esqueça a melhor parte!

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3939

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.