LITURGIA – 13º. DOMINGO COMUM – 26.06.2016

LITURGIA – 13º. DOMINGO COMUM – 26.06.2016

LITURGIA – 13º. DOMINGO COMUM – 26.06.2016
“As raposas tem tocas e os pássaros têm ninhos mas O Filho do homem não tem onde repousar a cabeça!”
1.Acolhida.
Somos convidados para celebrar com Jesus o Mistério da Eucaristia; nele seremos alimentados com sua Palavra e com seu próprio corpo. Celebremos com fé e devoção para sermos, de fato, transformados à sua imagem e semelhança. Quem celebrar com fé e devoção torna-se aquilo mesmo que celebra, nos diz Santo Agostinho.

Frei Carlos Zagonel.2.Palavra de Deus.
1Re 19,16.19-21 – O profeta Elias transfere sua missão profética para Eliseu, que imediatamente abandona sua profissão de lavrador e segue o profeta Elias assumindo sua nova missão.Deixou tudo para exercer a missão de profeta.

Gl 5,1-3.13-18 – Nós somos chamados para viver na liberdade, mas dentro de nós vive ainda o instinto carnal (pecado) e, por isso, sofremos as conseqüências de uma verdadeira batalha interior: deixemo-nos conduzir pela lei do Espírito e seremos salvos.

Lc  9, 51-62 – Dirigindo-se a Jerusalém para cumprir a vontade do Pai, Jesus completa seus ensinamentos para os Apóstolos. Ele é o Senhor, mas não há nenhuma vantagem humana ou material em segui-lo; pelo contrário, é necessário deixar tudo e segui-lo com fidelidade e sem olhar para trás: os saudosistas do passado não servem para ser discípulos do Senhor!

3.Reflexão.
O ensinamento de Jesus, hoje, esclarece o sentido radical de seu chamamento: Não há nenhuma vantagem material em segui-lo; pelo contrário, é segui-lo por Ele mesmo abraçando a cruz de cada dia. O chamado vocacional, baseado em vantagens temporais, não é verdadeiro! Vocação cristã, religiosa, sacerdotal ou leiga é uma questão de fé. Sem paixão por Jesus Cristo não existe vocação verdadeira!

Eliseu pediu um tempo para se desfazer dos poucos bens materiais que possuía e, depois, seguiu o profeta Elias com generosidade. É um seguimento radical ou seja: vive de uma outra raiz! Jesus vai apressadamente a Jerusalém para cumprir a missão recebida do Pai, mesmo sabendo que a morte na cruz o aguardava! A nossa catequese e a nossa pregação, com certeza, precisam mudar de rumo e de pedagogia!

As acomodações modernas do Evangelho de Jesus precisam, urgentemente, adaptar-se às exigências práticas do evangelho! As motivações apresentadas por Jesus para segui-lo não batem com as propostas medíocres de nossa Pastoral catequética e vocacional! Jesus foi extremamente bondoso e misericordioso com todo mundo, inclusive pecadores, mas não foi liberal nas exigências do seguimento vocacional!

Paulo conhece a batalha interna, entre liberdade da carne e as exigências do Espírito, mas aconselha o seguimento firme e fiel às exigências do espírito Santo. Esta é a exigência fundamental para sermos pessoas livres e felizes!

“Quem põe a mão no arado e olha para trás Não está apto para o reino de Deus!”

Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3910

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.