LITURGIA – 29º DOMINGO COMUM – 18/10/2015

LITURGIA – 29º DOMINGO COMUM – 18/10/2015

LITURGIA – 29º DOMINGO COMUM – 18/10/2015
Jesus Cristo veio para servir e dar a vida a muitos!

1.Acolhida.
Em cada Eucaristia que celebramos, o Mistério de Jesus se renova sobre o altar e em nossa vida. A Eucaristia não é um teatro onde Jesus se oferece ao Pai e nós assistimos à peça!  Ele nos convida para sermos participantes ativos de seu Mistério, de seu oferecimento a Deus Pai, oferecendo nossa própria vida.

2.Palavra de Deus.
Is 53,10-11 – O misterioso “servo de Javé”, massacrado pelo sofrimento, será glorificado e seu sofrimento é a moeda de nosso resgate! “Nós somos salvos pelo Sangue de Jesus, o verdadeiro “Servo de Jav锓!

Hb 4,14-16 – Jesus é o sacerdote que oferece a Deus Pai o próprio sofrimento para nossa salvação.  De fato, nós somos salvos pelo sofrimento de Jesus, nosso sacerdote diante do Pai.

Mc 10,35-45 – Jesus fala de “cálice” e os Apóstolos pensam em cargos! Para seguir a Jesus é necessário converter-se mudando nosso esquema mental, mudar nossa maneira de pensar: Servir em vez de ser servido e quem deseja ocupar um cargo de direção deve ocupar o último lugar, sendo servo de todos!

3.Reflexão.
A Igreja celebra, hoje, o “Dia das Missões”. Todo discípulo de Jesus é “discípulo missionário”. Ser missionário não é um apêndice de nossa vivência cristã! É nossa identidade! Ou você é missionário ou não é discípulo de Jesus! E para ser discípulo missionário de Jesus não precisa ir “para a África”! Há regiões pagãs em nossa própria família, no bairro em que moramos, na empresa onde trabalhamos na rua e na praça de esportes que frequentamos!

Deus não criou a morte e nem o sofrimento (Sb 2,21-24), mas escolheu o sofrimento como moeda de resgate de todo universo. Nós somos salvos pelo Sangue de Jesus, Servo de Deus e nosso Salvador!   Mas, quem é discípulo do Senhor, não ama o sofrimento, pois não é louco; mas suporta-o com amor e solidariedade para salvar o universo todo! Deus salva o universo todo pelo sofrimento de Jesus e, hoje, salva-o, também, por nosso próprio sofrimento!

Os merecimentos de Jesus Cristo são infinitos, mas Ele nos quer como parceiros de sua obra redentora. Parceiros de Jesus! Paulo diz: “Completo em meu corpo o que falta à paixão de Cristo”.

O sofrimento é um mistério que a razão humana não consegue entender, mas a fé torna-o luminoso, ou seja: “A Cruz de Jesus Cristo não é compreensível à razão humana, mas ela enche de alegria nosso coração, porque ele revela o amor infinito de nosso Deus!”.

Jesus é a luz do mundo, é o sacerdote que nos convém! Aproximemo-nos de Jesus, como quem se aproxima da fonte da graça e da vida. Os Mistérios de Deus são mais acessíveis pelos joelhos dobrados do que pela inteligência brilhante e autossuficiente!

O sofrimento do Senhor Jesus é salvação para todos!

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.