LITURGIA – 10º DOMINGO COMUM

LITURGIA – 10º DOMINGO COMUM

LITURGIA – 10º DOMINGO COMUM

“Ao vê-la o Senhor sentiu compaixão para com ela”
1.Acolhida.
Jesus, no Evangelho de hoje, compadeceu-se da viúva de Naim, levando seu filho único à sepultura.  Ele mostrou sua compaixão e seu poder divino! Ele é senhor da vida e da morte!
A viúva é um símbolo da humanidade pecadora e incapaz de defender seus próprios filhos! Nós somos os filhos da viúva impotente levados à sepultura. A compaixão das pessoas amigas, simplesmente, aumenta nossa dor; mas a compaixão de Jesus restitui-nos a vida divina.  A Eucaristia, quando a recebemos com fé e devoção, torna presente a compaixão de Jesus e nos devolve a vida de filhos adotivos de Deus Pai.

2.Palavra de Deus.
1Re 17,17-24 – O profeta Elias, compadecido com a morte do filho único da mulher que o hospedava na sua própria casa, rezou e devolveu-lhe o filho vivo! Ela exclamou: “Agora vejo que és um homem de Deus e a Palavra do Senhor é verdadeira em tua boca!”.

Gl 1,1-11 – Paulo defende seu trabalho de evangelização. Ele não é um missionário interesseiro que prega um Evangelho fácil. Seu Evangelho é o da Cruz e da Liberdade!

Lc 7.11-17 – Jesus compadecido com a viúva de Naim ressuscitou-lhe o filho único que estava sendo levado à sepultura. “Não chores!” disse à mãe, e ao filho gritou com voz forte: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” E o jovem levantou-se e assentou-se na maca!

3.Reflexão.
Naim era uma vila da Galiléia, terra de gente empobrecida pela ganância dos poderosos, pelos impostos cobrados pelo Império Romano, pelo rei Herodes e pelos insaciáveis Sumos Sacerdotes e Doutores da Lei. Mas Jesus, ungido pelo Espírito Santo para evangelizar os pobres e os aflitos, anuncia-lhes o Evangelho da Libertação e do amor de Deus. A vida e a atuação de Jesus provavam que Ele era o Messias dos pobres prometido pelos profetas antigos.

A viúva é o símbolo mais chocante da pessoa desvalida, especialmente, quando não tem arrimo de um filho. Viúva sem filhos é mulher roubada e exposta à ganância e à maldade dos poderosos. Sobrava-lhe o trabalho escravo e a prostituição! Jesus sentiu compaixão pela viúva de Naim, ressuscitou-lhe o filho morto e devolveu-lhe vivo!

A riqueza do pobre é a solidariedade dos outros pobres! Ela estava acompanhada por uma multidão na sepultura do filho! Jesus devolveu-lhe o filho vivo! A solidariedade entre os pobres é partilha da dor! A solidariedade dos pobres, normalmente, não enche o estômago de ninguém, mas alivia a dor da perda e vazio da ausência. Jesus se compadece e restitui a vida! Ele veio dar vida e consolo ao pobre porque lhe fala do amor do Pai, que no julgamento não esquece, sequer, uma lágrima que escorreu de seu rosto sofrido!

É por este Evangelho que Paulo luta junto aos gálatas. Ele mesmo foi libertado da escravidão do pecado e, percorrendo todo o mundo conhecido de sua época, revelou o Amor e a Misericórdia de Deus, manifestada visivelmente no rosto e na prática de Jesus Cristo. No rosto de Jesus Cristo, brilha o Rosto da Misericórdia divina de Deus Pai! Jesus mesmo garantiu que “Quem me vê, vê o Pai!”.
“Deus é o rochedo que me abriga na tempestade!”

Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3877

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.