LITURGIA – 9º DOMINGO COMUM – 29.05.2016

LITURGIA – 9º DOMINGO COMUM – 29.05.2016

LITURGIA – 9º DOMINGO COMUM – 29.05.2016
“Casa de oração para todos os povos!”
1.Acolhida.
Deus é o criador do universo e de toda a raça humana. Criou o ser humano à sua imagem e semelhança, Não faz distinção entre raças, cor e, mesmo, igrejas e templos, Ele faz do coração humano um templo especial, lugar preferido para sua revelação.
Humildes e agradecidos, entremos no neste templo para ouvir a Palavra que Ele tem para cada um de nós! Não procuremos a Deus longe, por fora ou distante de nós: Ele está presente no coração humano, no coração de cada ser humano (GS 12).

2.Palavra de Deus.
1Re 8, 41-43 – O rei Salomão, ao inaugurar o templo por ele construído, rezou para que este templo fosse um lugar de oração para todos os povos: “Senhor, escuta e atende o pedido de todo o estrangeiro…”.
Gl 1,1-2.6-10 – Paulo lamenta a inconstância das Comunidades dos gálatas, por terem passado, facilmente, para outro Evangelho deixando o ensinamento, que ele havia deixado! Repetiu-lhes: “Se alguém, mesmo sendo um anjo, vos pregar outro evangelho, diferente daquele que recebestes, seja excomungado!”.
Lc 7,1-10 – Jesus acolhe o pedido do centurião romano, piedoso militar, para curar o seu servo, gravemente enfermo. A salvação é para todos os povos, independente de nação, cor e religião. Deus é criador e salvador de toda a raça humana! Para Ele toda a glória e louvor!

3.Reflexão.
Deus revela, aos poucos, o alcance de sua Palavra e de seu Projeto de Salvação. E vai revelando seu próprio mistério no íntimo do coração humano e na Igreja de Jesus Cristo. Cabe à Igreja Católica acolher a revelação da Palavra e comunicá-la a todos os povos. Os discípulos de Jesus são “discípulos missionários!” O cristão que não se empenha para tornar Jesus conhecido, junto a quem quer que seja não é discípulo de Jesus! Vamos acordar, irmãos, cristianismo não é sinônimo de mordomia. A fé cristã, sem atividade missionária, é morta!

O Povo de Israel – Povo escolhido por Deus – pensou ser o único adorador verdadeiro do Deus verdadeiro; mas, aos poucos, foi descobrindo que todos os povos da terra conheçam o teu nome e o respeitem!  Javé é o Deus único e tem adoradores entre todos os povos!

Para nós, cristãos atuais, vivendo no meio da confusão de igrejas, de comunidades e de ideologias, precisamos viver a certeza que Deus é único! Pai criador e Salvador de todos e que revela sua verdade a todo ser humano. Revela de maneira gradativa e através da realidade política, social, cultural e religiosa. Deus se fez carne e se fez Palavra encarnada! Deus tem seus caminhos para revelar-se ao ser humano!

Jesus é o revelador da única Palavra verdadeira, mas sua compreensão é obra do Espírito Santo que a revela a quem quer e da maneira que lhe apraz! E sempre de maneira silenciosa!  A verdade de Jesus, com certeza, não está apenas na Igreja católica! Com certeza está em todas as igrejas, em todas as pessoas, mas sua compreensão é obra do Espírito Santo, que age onde e como quer! A nós cabe estar atentos! Sejamos agradecidos por ter o privilégio da Palavra de Deus em nosso meio!

Jesus ficou admirado com a fé e a humildade respeitosa do centurião romano: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tão grande fé!”. Nas igrejas crentes e mesmo junto àqueles que não têm igreja, existe uma fé viva, realista que em comunidades presunçosas da Igreja católica escasseiam!
“Enviai vosso Espírito, Senhor, e toda a terra renovai”.
Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3865

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos.